O ambiente de trabalho do novo sistema operacional Windows 7 é bem simples e intuitivo, quase não há alterações com as versões do Windows Vista e algumas diferenças visuais do Windows XP. Porem o Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores.
Interfaces Visuais
A barra de tarefas, ou superbar, como ficou conhecida, é o recurso mais conhecido e comentado da nova versão do Windows. Além da parte visual (ícones maiores, cor mais suave, etc), ela ganhou novas e espetaculares funções. Os ícones maiores não fazem parte apenas do visual, eles têm funções variadas. É algo como uma fusão entre a velha quick launch (inicialização rápida) e a função de minimizar janelas. No mesmo ícone onde os programas podem ser abertos, eles são minimizados.
[2] menu do botão Iniciar( é o mais importante dentre outros menus, facilita o usuário manipular, os programas instalados no Windows 7 (todos os Programas), e também documentos ,imagens, musicas, painel de controle onde o usuário poderá manipular todos os dispositivos e programas da seu Windows 7.
[3] Botão Iniciar( ativa o menu onde o usuário poderá manipular os programas e principalmente desligar o Windows 7 de forma correta.
[4] AREA DE NOTIFICAÇÃO(onde o Windows avisa o usuário algo novo esta acontecendo, ex: quando o usuário põe um pen-drive, câmera digital, celular, será notificada que um hardware (periférico) foi encontrado
[5] ICONES( principal função é facilitar o usuário de encontra e manipular um programa, navegador pasta de documentos ou imagens etc.
[6] AREA DE TRABALHO OU DESKTOP( é o ambiente onde o usuário trabalha e manipula seus aplicativos.
No Windows 7 todas as janelas(figura (2)) do sistema são semelhantes, ou seja para o usuário se guiar tem que prestar atenção:
[1]ícones no canto esquerdo superior;
[2]modo de exibir ícones de forma mais organizados.
[3] caixa de busca(pesquisa), quando o usuário que procurar algo(imagens, doc, etc) em todo computador
[4] barra de navegação, onde mostra qual o caminho o usuário percorreu.
[5]barra de menu varia conforme qual a janela o usuário abriu naquele momento.veja abaixo.figura(3)
Como podem perceber as janelas são iguais porem o quem altera são as propriedades da barra de navegação, onde existe semelhanças, ou seja na janela 1(figura(3)), abri janela musicas percebe que na barra de navegação é referente a janela musicas, diferente da janela 2(figura(3)), onde abri documentos , veja que as propriedades da barra de navegação mudou devido o usuario esta em outra janela, esta é a diferença tem que prestar atenção na barra de navegação.
Pré-visualização de uma janela
Há também integração com alguns programas, como Windows Media Player e Internet Explorer, entre outros programas abertos na barra de tarefas. No player é possível avançar/voltar ou pausar algo que esteja sendo executado. No navegador pode-se alternar entre as guias abertas ou fechar as mesmas. Nos outros programas a “integração” se limita em fechar a janela
botão Iniciar e Hot-track
Outra função inteligente da nova barra de tarefas é a exibição, em tempo real, da barra de progresso de algumas ações. Por exemplo, ao mover um arquivo, além da clássica janela com informações de tamanho, tempo, progresso, etc, essa última informação, o gráfico do progresso, é exibido no ícone do respectivo programa na barra de tarefas.
Outra função inteligente da nova barra de tarefas é a exibição, em tempo real, da barra de progresso de algumas ações. Por exemplo, ao mover um arquivo, além da clássica janela com informações de tamanho, tempo, progresso, etc, essa última informação, o gráfico do progresso, é exibido no ícone do respectivo programa na barra de tarefas.
Área de notificação
A área de notificação também recebeu melhorias. Agora ela está mais personalizável e menos intrusiva. É possível “esconder” um ícone apenas arrastando-o para cima. Para vê-lo, basta clicar na seta e um poup-up com todos os ícones ocultos surgirá. Quer deixar um ícone sempre visível? Basta arrastá-lo do poup-up para baixo. Simples mas faz a diferença.
Pesquisar no Windows 7
Ainda na barra de tarefas temos o Menu Iniciar. As novidades ficam por conta da interatividade com os programas e a busca, que agora ganhou mais espaço e os resultado são mais bem organizados.
Personalizando o Windows 7 Ultimate
O ambiente do Windows 7 com disse é bem intuitivo e facil de usar, caso o usuario queira mudar o formato do Windows como: imagem de fundo, som, temas, entre outros basta seguir a dica abaixo.
1à um clique com botão direito do mouse na área de trabalho(desktop), irá ativa o menu de objeto,2à(vá ate personalizar onde abrira a janela de personalizar. (figura(4))
Criar pasta na área de trabalho do Windows 7
A principio qual a importância de criar uma pasta, esta questão depende do próprio usuário. A pasta tem por finalidade ajudar a organizar, fotos, documentos, programas etc.
1à um clique com botão direito do mouse na area de trabalho(desktop), irá ativa o menu de objeto,2àvá ate novoàpastaà formará uma nova pasta na área de trabalho, basta dar nome a ela. (figura(5))
Criar pasta em outros ambientes do Windows 7
No Windows 7 é bem mais prático criar uma pasta, você pode seguir as instruiçoes da figura(5), que também terá om mesmo resultado. Mas explicarei outra maneira de Criar pasta, neste exemplo utilizei documentos como ambiente para criar a pasta. Obs: exceto na Lixeira e meu computador.
1à botão iniciar, para aparecer menu do iniciaràDocumentosàveja na barra de menu tem uma opção nova pastaà basta um clique para criar a pastaàdepois dar um nome a esta pasta.